Google Ad Manager

Tutorial UAI

Primeiros Passos

Primeiros Passos

O primeiro passo é entender como o AD Manager entrega os anúncios dos nossos clientes, vou resumir em poucos passos como essa configuração é feita no Ad Server!

Vamos lá?

  1. Pedidos
  2. Pedidos é onde inserimos o nome dos nossos clientes, por exemplo: MRV Engenharia, Mater Dei, A4D (Campanhas da Casa), por aí vai...

  3. Item de Linha
  4. Em um Item de Linha é onde configuramos tudo sobre a campanha dos clientes.
    Primeiro precisamos inserir um nome amigável para facilitar na busca da campanha.
    Seguimos a nomenclatura na seguinte ordem: sigla do formato - data de início e final - canal de entrega - nome da campanha - número de autorização.
    Ex: LB | RE - 01/12/2018 a 30/12/2018 - Capa UAI - Promoção de Natal A4D - 00100101

  5. Criativos
  6. Dentro do Item de Linha temos um botão ADICIONAR CRIATIVOS que é onde inserimos os banners e links de redirecionamento para cada formato, como o Billboard (970x250px), Super Leaderboard (970x90px), Leaderboard (728x90px), Retângulo (300x250px) etc... etc.. etc...
    Em breve pretendo criar um documento com todas as especificações dos formatos para compartilharmos com os nossos assistentes e executivos.
    😉

Configuração de PEDIDOS

Pedidos

Para configurar o seu pedido (nome do cliente) siga os passos abaixo. Sem mistério! 😁

Vamos lá?

  1. Clique no ícone Exibição depois em Pedidos por fim no botão NOVO PEDIDO
  2. Atribua o nome fantasia do seu anunciante como no exemplo abaixo, em seguida o nome do anunciante por exemplo: A4D Marketing Digital LTDA. Trafficker é o coordenador do pedido, Rótulos pode deixar em branco a menos que precise de uma configuração personalizada para o pedido, saiba sobre rótulos. Em fim, selecione a equipe "minas gerais" caso o campo esteja em branco!
Configuração de Item de Linha

Item de linha

Essa é a parte do item 2 do menu Primeiros Passos, caso você esteja criando um novo Pedido, as opões abaixo vão aparecer logo abaixo para configuração de um novo Item de Linha para o cliente em questão, caso contrário, siga os passos abaixo!

Vamos lá?

  1. Novo Item de Linha
  2. Se o padido já existe, você pode pesquisar por ele no topo logo ao lado da logo do Ad Manager 360

    depois é só clicar no botão NOVO ITEM DE LINHA

  3. Item de Linha
  4. Em um Item de Linha é onde configuramos tudo sobre a campanha dos clientes. Primeiro precisamos inserir um nome amigável para facilitar na busca da campanha.
    Seguimos a nomenclatura na seguinte ordem: sigra do formato - data de início e final - canal de entrega - nome da campanha - número de autorização.
    Ex: LB | RE - 01/12/2018 a 30/12/2018 - Capa UAI - Promoção de Natal A4D - 00100101

  5. Tamanho do Inventário
  6. Aqui vamos inserir os formatos dos banners enviados pelos executivos

    Em seguida você pode inserir um rótulo caso necessário e depois um comentário para te ajudar a acompanhar as alterações das campanhas.

    Os Campos personalizados podem ser usados para organizar objetos em relatórios, saiba mais clicando aqui!

  7. Configurações
  8. Depois vamos configurar a data de início e fim da campanha, a quantidade de impressões contratadas e o valor negociado.

  9. Ajuste de Exibição
  10. Aqui, só vamos configurar caso seja de extrema importância OK?
    Um dos campos que costumamos trabalhar bastante é o limite de frequência e dia e hora.

  11. Configurar Inventário
  12. Nesse campo vamos selecionar o nosso inventário, ou seja, onde os banners irão aparecer dentro dos nossos sites.
    Ex:Capa UAI - UAI Entretenimento - Capa EM - EM Política assim por diante...
    Além disso podemos definir em Chaves-valor e público-alvo em qual posição, segmentação de clusters, URL, etc. os banners serão exibidos.
    No campo Geografia determinamos em qual país, estado ou cidade os banners serão exibidos.
    Em Dispositivos determinamos se a exibição será em Desktop, Smartphone, Tablet...
    depois disto é menos usual em nosso caso mas podemos limitar por tipo de conexão e configurações nos APP's.

    Em seguida é só salvar e Fazer upload de anúncios para subirmos os materiais.

  13. Criativos
  14. Dentro do Item de Linha temos um botão ADICIONAR CRIATIVOS que é onde inserimos os banners e links de redirecionamento para cada formato, como o Billboard (970x250px), Super Leaderboard (970x90px), Leaderboard (728x90px), Retângulo (300x250px) etc... etc.. etc...
    Em breve pretendo criar um documento com todas as especificações dos formatos para compartilharmos com os nossos assistentes e executivos.
    😉

Inserir BANNERS

Criativos

Para adicionarmos os criativos, eles devem estar dentro dos padrões de cada formato, respeitando seu peso de no máximo 90KB, largura e altura referente de cada formato e obrigatóriamente precisamos inserir um link de redirecionamento!

Vamos lá?

  1. Upload de arquivos
  2. Você pode subir múltiplos arquivos arrastando e soltando na área selecionada, ou selecionar os arquivos do seu computador clicando no botão.

    Feito o upload vá até destino e insira a URL de destino para a página do cliente.
    Obs: Lembre-se de clicar em testar para garantir que a URL esteja funcionando

    Depois é só clicar no botão SALVAR e sua campanha está pronta para ser exibida!

    Obs: Lembre-se que se você estiver criando um novo pedido, você deve aprová-lo após a configuração, tenha certeza de que após isto sua campanha vai estar em status PRONTO!

Quando possível vou criar um conteúdo para as configurarções avançadas, mas por enquanto esse tutorial pode ajudar no setup básico das campanhas...